Desafios de Uma Era: Inclusão Econômica e Transição Energética

Países e empresas ao redor do mundo estão assumindo compromissos para alcançar a neutralidade nas emissões de carbono, mas enfrentam outro desafio de grande escala: combater a pobreza de forma decisiva.

Esses objetivos estão interligados e exigem uma abordagem conjunta. Lideranças de grandes economias, incluindo Estados Unidos, Japão, Brasil, países africanos, europeus e do Oriente Médio, reconhecem que as mudanças climáticas e a inclusão econômica são objetivos existenciais e convergentes.

Em 2024, o Brasil sediará o Business 20 (B20), um fórum de diálogo mundial que conecta a comunidade empresarial aos governos do G20. O tema central será Crescimento Econômico para um Futuro Sustentável.

O McKinsey Global Institute (MGI) buscou entender o tamanho desses desafios e o custo para enfrentá-los. Tracy Francis, sócia sênior da McKinsey em São Paulo e coautora do estudo do MGI, discute as principais conclusões dessa investigação e o papel fundamental do setor produtivo.

Combate a pobreza

Mudança de Paradigma na Inclusão Econômica

O relatório propõe expandir o conceito de linha da pobreza para linha do empoderamento, definindo o que é necessário para que uma pessoa tenha acesso a serviços essenciais, incluindo saúde, moradia e educação. Em 2020, cerca de 51% dos brasileiros viviam abaixo da linha do empoderamento. Na América Latina, eram 390 milhões de pessoas, ou 60% da população.

Enfrentar de forma sistemática a inclusão econômica e a transição energética requer um investimento anual da ordem de 8% do PIB mundial ao longo da década, ou cerca de US$ 78 trilhões no total. Para o Brasil, a cifra é de 10% do PIB, aproximadamente US$ 1,7 trilhão. O crescimento e a inovação podem fechar cerca de 50% desse gap, mostrando a importância do setor produtivo.

Leia mais:

Papel do Setor Produtivo na Solução dos Desafios

O crescimento econômico e a inovação liderada pelas empresas são cruciais para a inclusão econômica e elevação dos padrões de vida. O setor produtivo deve desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades técnicas e na criação de carreiras mais amplas, contribuindo para o fechamento da lacuna de investimento necessária para enfrentar esses desafios globais.

Deixe um comentário