Apesar de uma recuperação surpreendente dos mercados de trabalho globais em 2023, fragilidades estão começando a aparecer, e as perspectivas para 2024 são de um aumento na taxa de desemprego global de 5,1% para 5,2%. Essas estimativas fazem parte do relatório “Tendências Mundiais de Emprego e Perspectivas Sociais”, divulgado pela Organização Mundial do Trabalho (OIT).
relatório da OIT destaca que a recuperação do mercado de trabalho após a pandemia de COVID-19 continua desigual, com novas vulnerabilidades e múltiplas crises minando as perspectivas de maior justiça social. Há diferenças significativas entre países de rendimentos mais elevados e mais baixos, com a taxa de disparidade no emprego sendo de 8,2% nos países de renda alta e 20,5% nos de rendimentos baixos.
Um Futuro Incerto para o Mercado de Trabalho
Apesar de uma diminuição rápida da pobreza no trabalho após 2020, o número de trabalhadores vivendo em pobreza extrema (ganho inferior a US$ 2,15 por dia) cresceu cerca de 1 milhão em 2023. Além disso, as taxas de trabalho informal permanecem estáticas, representando cerca de 58% da força de trabalho mundial em 2024.
Leia mais:
- Autor Endividado: Robert Kiyosaki deve US$ 1 bi “O problema é do banco”
- Como Conseguir Empréstimo Rápido e Fácil Online?
- Qual a diferença entre Sucesso e Prosperidade?
A previsão da OIT para 2024 sugere que o mercado de trabalho global enfrentará desafios contínuos, com um aumento na taxa de desemprego e a persistência de disparidades e pobreza no trabalho. Esses desafios destacam a necessidade de políticas e estratégias eficazes para promover um mercado de trabalho mais justo e inclusivo em um cenário global em constante mudança.