Antes mesmo dos smartphones o jeito de consumir música era totalmente diferente de hoje. Em 1999 Sean Parker e Shawn Fanning criaram um software capaz de mudar completamente a maneira como consumimos música chamado de Napster.
O Que Era o Napster?
O Napster era um programa de compartilhamento de arquivos em rede compartilhando principalmente arquivos de música no formato MP3.
O Napster permitia que os usuários fizessem o download de um determinado arquivo diretamente do computador de um ou mais usuários de maneira descentralizada. (similar ao que vemos com programas de Torrent). Ao invés de ver o software como um aliado, as gravadoras começaram com seus processos e fecharam o serviço.
A Chegada de Steve Jobs na Música
Foi então que a Apple aproveitou a ignorância da indústria da música criando o iTunes Store e o iPod. Em seguida se tornando a principal fonte de vendas de música dos Estados Unidos.
A resposta da indústria da música ao Napster apenas evidenciou que as próprias gravadoras estavam atrasadas. Entretanto essa atitude de processar não adiantou muito, já que o Napster foi acompanhado por uma série de outros sites de compartilhamento de arquivos. Steve Knopper, O editor da Billboard e autor de um livro sobre o assunto diz que “Foi um erro caro”.
Nenhuma dessas ações funcionou e os executivos da gravadora passaram quatro ou cinco anos perdendo para o Napster antes de Steve Jobs aparecer com a iTunes Store.
Na opinião do autor, as gravadoras poderiam ter evitado isso se tivessem sido mais inteligentes ao lidar com o Napster. Talvez até fazendo um trabalho melhor criando um serviço à altura em vez de apenas bloquear e tratar a internet como uma ameaça.
Acompanhe mais conteúdos como esse em nossas redes sociais com @faladegrana.